Quarta revolução industrial já está em curso e é preciso estar atento para não ficar para trás, afirma web ativista Gil Giardelli

09 outubro 2017

Palestra marcou o encerramento do Encontro de Empretecos, realizado na Feira do Empreendedor, em Patos

A palestra de Gil Giardelli realizada na tarde deste sábado, 7, marca o encerramento do Encontro de Empretecos do Sertão, na 7ª Feira do Empreendedor, em Patos (PB). O estudioso da cultura digital tirou os espectadores da zona de conforto ao mostrar que o futuro já chegou e é preciso entrar no que ele chama de 4ª revolução industrial onde as inovações e tecnologias acontecem numa curva de crescimento exponencial.
Giardelli abriu a palestra com o lema do Massachusset Institute of Tecnology (MIT), que considera a desobediência uma característica essencial para quem quer fazer parte das transformações em curso. “O mundo está aberto para, dentro da ética, absorver os desobedientes, aqueles que estão criando coisas que ajudam as pessoas”, enfatiza.
O web ativista ilustrou através de um gráfico a forma como irá acontecer a evolução tecnológica a partir de agora. “As mudanças vão acontecer em forma de barbatana de tubarão”, disse Giardelli. A radicalidade dessas transformações vai afetar diretamente o mundo dos negócios, e “se alguém tiver uma ideia e não colocar em prática, dentro de um ano, outra pessoa já o fez”, completou o palestrante.
Neste ponto, não há desvantagem regional, pois o mundo conectado rompeu os muros entre a ciência, a informação, a tecnologia e as pessoas. “Quem não conhece a realidade atual, tem conceitos pré-concebidos de um sertão da década de 70. Aqui também tem circulação de riquezas, pessoas criando e inovando”, explica Giardelli citando como exemplo o parque de energia eólica instalado na zona rural do município.
Outro conceito apresentado pelo curador das redes Inovadores ESPM, Sou Empresário e Arca de Gentileza, foi o de VUCA (volatility uncertainty complexity and ambiguity) que atua na perspectiva de um mundo volátil, incerto, complexo e ambíguo. A criação de criptomoedas e a extensão das atividades de grandes empresas como a Google e a Apple, para a prestação de serviços bancários e financeiros mostra um pouco desta 4ª revolução industrial que já está em curso no mundo.
Gil Giardelli é um estudioso da Cultura Digital, com mais de 15 anos de experiência. É professor nos cursos de Pós-graduação, MBS e do Centro de Inovação e Criatividade da faculdade ESPM, em São Paulo.