Presença nas redes sociais é essencial para pequenos negócios

09 outubro 2017

Redes sociais são nova forma de construir relacionamento com o consumidor, afirmam especialistas no Digital Day, na Feira do Empreendedor

Enquanto que, antigamente, muitas vezes os pequenos comerciantes iam para as ruas, batendo de porta em porta, para apresentar seus produtos, atualmente esse mesmo tipo de ação pode ser realizada por meio das redes sociais. É o que mostrou os especialistas em marketing digital,  Bruno Araújo e Denise Lemos, em palestra proferida na tarde deste sábado (7), no Digital Day da 7ª Feira do Empreendedor.

Para Bruno Araújo, da Stalo Estratégia Digital, a grande chave para o empreendedor se posicionar no mundo digital é, primeiramente, analisar sua proposta de valor. “Ele tem que ver aquilo que deseja entregar para o consumidor. Se for um salão de beleza, por exemplo, ele não entrega os produtos, mas qualidade de vida, bem estar. A partir disso, é possível desenvolver um conteúdo com um grau de qualidade maior, um conteúdo educativo nas mídias sociais, que de fato engaje os consumidores”, colocou.

Já Denise Lemos, CEO da Up Branding, ressaltou a ideia de que as redes sociais atuam como uma forma de relacionamento da marca com seus consumidores. “Da mesma maneira como o empreendedor tem todo o cuidado com a escolha do nome, a escolha da marca, e até mesmo o local onde muitas vezes vai instalar sua loja, ele precisa ter essa mesma preocupação com as suas redes sociais. Só ir para o digital é muito perigoso. É preciso ter uma atenção na formatação dos canais, no que vai ser publicado, na regularidade”, pontuou.

Embora seja uma importante marca, portanto, para os pequenos e micro empreendedores, é preciso realizar uma análise da marca, o que irá garantir o entendimento do consumidor e, assim, propiciar o planejamento do conteúdo. “É preciso ter uma periodicidade, para que assim se crie um relacionamento contínuo. Se você não cria um relacionamento, não tem para quê estar presente numa rede social”, finalizou Bruno.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos, Softcom, Caixa,  Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.